Notícias

Publicado: 04/02/2019

Presidente da ACI visita cinco países africanos

Nos cincos países africanos visitados (Quênia, Uganda, Tanzânia, Ruanda e Etiópia) pelo presidente da ACI, Ariel Guarco, ele foi recebido pelas organizações cooperativas nacionais e, em alguns deles, também por funcionários do governo. Na Etiópia, ele também se encontrou com o embaixador argentino, Gustavo Grippo.

Durante toda a viagem, Ariel Guarco, foi acompanhado pelo diretor-geral da ACI, Bruno Roelants, pelo presidente da ACI-África e vice-presidente da ACI Japeth Magomere.

“Mantivemos uma agenda muito intensa e ao mesmo tempo frutífera. Aprendemos em primeira mão a visão que nossos membros têm do cooperativismo africano e ouvimos suas propostas, necessidades e desafios. Pudemos observar claramente o potencial do cooperativismo nesses cincos países africanos. Além disso, trocamos opiniões sobre o papel que as cooperativas devem assumir globalmente, disse Guarco.

A viagem começou na segunda-feira, 14 de janeiro, no Quênia, onde se reuniu com autoridades da Aliança Cooperativa do Quênia e com diretores de cooperativas financeiras, seguros, produção agrícola, habitação e educação. Naquele país, ele pessoalmente transmitiu suas condolências à família do ex-presidente da ACI-África, Stanley Muchiri, que morreu em outubro.

Em Uganda, foi recebido pela Aliança Cooperativa deste país e se reuniu com o primeiro ministro, Ruhakana Rugunda, com o ministro de Cooperativas, Fredrick Gume, e com autoridades parlamentares.

Na terceira escala, a confederação nacional de Ruanda atuou como anfitriã e convidou-o a visitar cooperativas habitacionais. Ele também realizou reuniões com representantes do governo e, antes de se despedir, fez uma oferenda no memorial do genocídio de Ruanda.

No penúltimo destino, na Tanzânia, onde Guarco visitou várias cooperativas acompanhado por autoridades da federação nacional que agrupa as empresas do setor no país.

E por último, visitou a Etiópia, onde se reuniu com cooperativas produtoras de café e crédito.


Fonte: Redação EasyCOOP com informações da COOP Américas

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.