Notícias

Publicado: 22/11/2018

Padrões internacionais para estatísticas cooperativas são aprovados

Depois de 4 anos de intensos debates dirigidos pelo Comitê para a Promoção e o Avanço das Cooperativas (COPAC) e o grupo de trabalho técnico em colaboração com a OIT, as “Diretrizes para estatísticas cooperativas”, foram adotados pela 20ª Conferência Internacional de Estatísticos do Trabalho realizada na sede da OIT em 18 de outubro de 2018.

As diretrizes são as primeiras normas internacionais sobre cooperativas e significam que foi dado o primeiro passo no reconhecimento pleno das cooperativas nas normas internacionais de estatísticas.

Nas suas páginas, as diretrizes contêm:

  • A definição estatística de cooperativa,
  • Tipos de cooperativas,
  • Trabalho em cooperativas,
  • Coleta de dados e,
  • Trabalho futuro a ser feito.

A adoção foi precedida por uma sessão de discussão em 17 de outubro, em que delegações de 10 países, grupos de empregadores e trabalhadores e a organização Mulheres no Emprego Informal: Globalizando e Organizando, expressaram o seu apoio para enfatizar a importância das cooperativas em seus países.

Embora as diretrizes sejam elaboradas para os órgãos nacionais de estatística e sejam utilizadas por elas, será importante para o movimento cooperativo, o poder público responsável pelas cooperativas e a comunidade de pesquisadores e a produção de informações estatísticas.

Como próximo passo, espera-se que alguns projetos-piloto de teste sejam organizados principalmente através dos escritórios nacionais de estatística. É mais provável que esses projetos sejam usados para a produção de cooperativas internacionais. Alguns dos documentos de suporte também serão publicados para fornecer informações sobre as Diretrizes.

Para o movimento cooperativo, será importante:

  • Promover as diretrizes em seus países,
  • Reforçar seu próprio sistema de coleta de dados alinhados com as diretrizes e,
  • Colaborar para desenvolver um sistema de banco de dados no sistema ACI para tornar as cooperativas mais visíveis e suas especificidades para o desenvolvimento de padrões cooperativos internacionais.

A Aliança Cooperativa Internacional tem estado fortemente envolvida no processo com o Comitê de Pesquisa Cooperativa da ACI e CICOPA, a Organização Internacional de Cooperativas Industriais e Serviços.


Fonte: Redação EasyCOOP com informações da COOP Américas

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.