Notícias

Publicado: 31/01/2017

A primeira exportação de Cuba para os EUA será por meio de uma cooperativa

Apesar dos embargos comerciais permanecer nos negócios cubanos, medida do agora ex-presidente dos EUA, Barack Obama, permitiu que particulares e cooperativas cubanos exportem produtos para os EUA.

Em dezembro de 2014, Obama aprovou algumas medidas destinadas a flexibilizar o embargo comercial que já tem 55 anos, permitindo que empresas privadas e as cooperativas cubanas exportarem para os EUA. A medida fez parte do plano de normalização das relações diplomáticas entre os países. É a maior mudança nas relações entre os dois países em décadas.

No esforça para fortalecer e apoiar a economia cooperativa, ambos os países lançaram em 2015 o grupo de trabalho Cooperativo Estados Unidos – Cuba. Desde então o grupo tem levado para a ilha cubana delegações com altos líderes cooperativos dos Estados Unidos com a missão de promover uma colaboração mutua entre os setores cooperativistas. O grupo continua trabalhando por um maior vínculo entre os setores cooperativismo dos dois países.

Uma cooperativa de Cuba está vendendo para os EUA 40 toneladas de carvão vegetal por meio da agência estatal CubanExport que enviará o seu produto para o destino. É esperado que sejam exportados mel e café.

O envio das 40 toneladas de carvão vegetal chegou nos EUA em 18 de janeiro, dois dias antes da posse do presidente Donald Trump.

Os cubanos não sabem como será agora com o presidente Trump. Há esperança que as expansões comerciais aumentem entre os dois países.


Fonte: Redação EasyCOOP com informações da ACI Américas

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.